Manter uma empresa em funcionamento requer um olhar bem cuidadoso sobre os seus números. A análise dos seus indicadores de resultados faz parte da sua rotina?
A única forma de ter certeza do sucesso das suas estratégias é ficar de olho em seus indicadores de resultados. São os números que apontam se as suas iniciativas geraram retornos positivos ou ficaram aquém do esperado.
Para isso, é necessário ter um olhar analítico. Isso envolve saber quais indicadores de resultados avaliar, com quais critérios e o que fazer com eles.
O que são indicadores de resultados?
Indicadores de resultados são métricas ou números que ajudam você a monitorar a evolução da sua empresa em suas atividades. São valores quantitativos, ou seja, não há espaço para subjetividades já que o intuito é trabalhar apenas com números concretos e comparáveis.
Ao considerar os seus objetivos para cada período, é necessário avaliar os seus indicadores de resultados para ter certeza do seu sucesso. Por exemplo, caso uma empresa deseje aumentar suas vendas, então um dos indicadores de resultados que você deverá utilizar é o de vendas conquistadas em comparação com o período anterior.
A mensuração de indicadores de resultados é essencial para que os envolvidos na operação da empresa estejam atualizados em relação à performance dela. A partir deles, é possível gerar relatórios e registrar esses resultados para que sirvam de comparativo para ocasiões futuras e a validação de novas estratégias.
Como analisar indicadores de resultados da empresa?
Conhecer os indicadores de resultados e saber quais são os mais importantes é apenas parte do trabalho. Você também precisa conhecer a técnica para analisá-los e extrair diagnósticos que se transformem em ações efetivas para o seu negócio. Somente assim será possível progredir cada vez mais.
A seguir, veja um passo a passo de como analisar indicadores de resultados da empresa e potencializar o seu sucesso com a ajuda deles.
Considere os seus objetivos
Antes de começar a analisar indicadores de resultados, você precisa considerar quais são os seus objetivos com a sua empresa. Pense no que você deseja conquistar e em quanto tempo. É fundamental pensar em conquistas concretas em vez de subjetivas.
Comece a mensurar
Tendo os seus objetivos em mente, o próximo passo é iniciar o acompanhamento de indicadores de resultados que ajudam a monitorar suas metas. Pode ser que você se limite a apenas um número ou precise considerar um conjunto.
Faça comparações
O contexto de cada indicador de resultado somente pode ser visualizado com exatidão ao fazer comparações. Coloque seus números sob a ótica comparativa de períodos anteriores para enxergar a evolução deles e entender se as suas ações estão sendo positivas ou negativas.
Faça projeções
Além de olhar para o passado, você também precisa pensar no futuro. Os indicadores de resultados, quando analisados sob o contexto comparativo podem ajudar você a fazer projeções. Assim, você terá uma ideia de quais serão os retornos nos próximos períodos.
Elabore planos de ação
Tendo em mente os seus objetivos e as informações trazidas pelos seus indicadores de resultados, resta elaborar planos para que eles fiquem em equilíbrio. Leve em conta quais iniciativas deram certo ou errado para evoluir as suas estratégias.
Recomece o processo
O seu trabalho com a análise de indicadores de resultados não deve parar nunca. Então, ao chegar ao fim desses passos, você deve voltar ao primeiro para seguir nesse ciclo de aperfeiçoamento. Ao mesmo tempo, procure sempre aprimorar as suas operações.
Considerando o que você já aprendeu sobre indicadores de resultados, resta colocar esse conhecimento em prática. Para que seja possível extrair benefícios dessa análise, ela precisa ser constante e envolver um entendimento completo do significado de seus números. Afinal, isso tem um impacto direto na forma como o seu negócio é definido e evolui.
A Integru é uma ferramenta essencial e tecnológica para auxiliar no processo de gestão dos indicadores de resultados.
O QUE É ERP?
O ERP é um sistema integrado de gestão empresarial que abrange todas as áreas de uma organização, desde finanças e contabilidade até recursos humanos, produção,